Quero Anunciar!Fale conosco pelo WhatsApp!

Você sabe dizer não para seus filhos?

No desejo de impor limites ao seus filhos, vejo alguns papais cometendo o erro de inibir a autonomia* e capacidade de lidar com a frustração de seus filhos.

Crianças que nunca ouviram “não”, não sabem bem como lidar com a frustração quando adultos, da mesma forma filhos que sempre ouvem “não” crescem inseguros e com baixa estima.
Precisamos de um equilíbrio como base para que se desenvolvam bem, um principio que ajuda é o seguinte:

Entender a fase de amadurecimento dos filhos.

Esse simples entendimento, é muito importante no processo de desenvolvimento do caráter de seu filho quando chegar a idade adulta!

Há uma fase em que seus filhos precisam ouvir “não”, já em outra fase eles precisam do “agora não” depois, precisam diferenciar entre “não”, “agora não” e “porque não”. Até chegar no ponto em que você vai dizer: “você é quem sabe”!
Perceba que existe uma grande diferença entre elas!

Sempre é bom conversar com pais mais experientes, afinal de contas nenhum de nós nasce sabendo como ser bons pais, e certamente cometemos muitos erros! Pais mais experientes já cometeram alguns erros e te darão uma boa gama de experiência em como lidar com os filhos em várias fazes da vida.

Ensinar os filhos os princípios da honra e os limites na vida, sempre é bom. Para isso, uma educação pautada na palavra de Deus e no exemplo é fundamental. Pode ser que isso não vai garantir a conversão de seus filhos ao Senhor, pois existe o elemento da experiência particular de cada um, mas a promessa de que não se desviarão do caminho é garantida, e certamente serão tementes ao Senhor nesse caminho!
Tudo isso aliado a oração, criará um terreno fértil em seus corações para a ação do Espirito Santo de Deus agir em seus corações quando chegarem a madurês!

Por isso os pais além de orar pelos seus filhos na idade de formação, muito mais devem faze-lo na maior idade.

Saber diferenciar cada fase no desenvolvimento dos filhos criará certamente um ambiente de diálogo, principalmente na adolescência, fase essa em que muitos pais, mesmo educando seus filhos com bons princípios, perdem a autoridade e influencia sobre eles!

Vejo muitos pais sendo aplicados em dizer não aos seus filhos quando crianças, quando ainda exercem uma certa autoridade sobre eles, mas muito poucos em um relacionamentos saudável com eles na adolescentes. Por que? Porque não discernem a fase de amadurecimento dos filhos.
A fase dos “nãos” vai diminuir e ser pouco necessária, mas se na fase do dialogo você falhar, certamente seus filhos a partir da adolescência, não terão em casa o ambiente seguro e de confiança para pautar suas decisões na vida.

Lembre-se que em cada fase você também vai ter que mudar. Em cada fase você precisará ajuda do Senhor para saber como influenciar a vida de seus filhos.

Se você não amadurecer sua paternidade juntamente com eles, ai sim a coisa pode piorar! E esse pior, é a possibilidade é de um relacionamentos disfuncional entre pais e filhos na fase adulta!

Que Deus nos ajude a educar nossos filhos, e a contribuir para que as próximas gerações saibam como faze-lo!

Pr. Nadir E. Heinrich

———————————-
*O termo autonomia nesse artigo não quer dizer “egocêntricos” e sem considerar Deus como soberano sobre suas vidas, mas simplesmente a capacidade de tomarem decisões próprias, sem a dependência doentia de muitos adultos hoje em dia!

Cadastre seu e-mail AQUI para ser avisado sempre que tiver artigo novo no blog!

Se este devocional foi edificante para sua vida, compartilhe! Isso ajuda a divulgar o Blog!

Obrigado por ler este post, não se esqueça de se inscrever. Use o formulário abaixo!

Add a Comment