Quero Anunciar!Fale conosco pelo WhatsApp!

Como Deixar de Lado a Arrogância e Viver com Sabedoria

Como Deixar de Lado a Arrogância? O problema da arrogância humana e a solução prática na vida diária, não é um tema agradável de abordar, mas vamos lá;

No dia a dia, lidamos com um problema que muitas vezes não percebemos: a arrogância.

Como Deixar de Lado a Arrogância

É como aquela sombra que se estende devagar, e vai escurecendo nossas relações e distorcendo nossa visão de quem realmente somos em relação aos outros e a Deus.

Quando Achamos que Somos Autossuficientes.

A arrogância aparece quando pensamos que podemos dirigir nossa vida sem depender de Deus. Traz consigo a ideia de que sabemos o que é melhor para nós mesmos, ignorando completamente a orientação divina. A questão é que essa atitude nos afasta do Criador, obscurecendo também a nossa vida espiritual e nos fazendo trilhar um caminho tortuoso.

Desconexão com Deus e Problemas Relacionais

O resultado disso tudo é que, sem perceber, estamos criando barreiras entre nós e Deus. Isso também afeta como nos relacionamos com as pessoas ao nosso redor. É tipo um efeito dominó: a arrogância se instala, e as relações começam a desmoronar.

Os resultados de um viver assim permeia todo nosso cotidiano, deixe-me apontar alguns exemplos para melhor explicar o que tenho em mente:

  • No Trabalho: Se a arrogância toma conta, você pode começar a querer fazer tudo sozinho, ignorando as ideias e contribuições dos outros. Isso não só prejudica o ambiente de trabalho, mas também afasta a orientação divina de como lidar com os desafios profissionais.
  • Na Família: Imagine que você sempre quer ter razão em tudo, sem considerar as opiniões dos outros membros da família. Isso cria tensão e distância, criando barreiras emocionais e espirituais.
  • Na igreja: Se a arrogância guiar nossas ações na igreja, começamos a pensar que somos superiores espiritualmente, criando divisões e afastando-nos da verdadeira essência da comunidade cristã.

Como veem, a arrogância é um mal terrível do qual precisamos nos libertar!

A Bíblia já nos adverte em Provérbios 16:18 que: “A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda”.

É tipo um alerta de que a arrogância é um perigo real que pode nos levar para uma queda espiritual e destruir relacionamentos

Ser Humilde na Prática

Então, a Bíblia propõe uma solução bem prática: a humildade. Em Filipenses 2:3-4, ela diz pra gente “não fazer nada por ambição egoísta ou por vaidade, mas com humildade, considerando os outros superiores a si mesmos”. Ou seja, é deixar a arrogância de lado e focar em servir aos outros.

“Humildade não é pensar menos de si mesmo, mas pensar em si mesmo menos.” – C.S. Lewis

Não estamos abandonados e sem direção nesse sentido, temos um exemplo perfeito e prático disso na vida de Jesus. Ele não veio pra ser servido, mas pra servir. Ele foi humilde, mesmo sendo Deus. Então, se quisermos saber como lidar com a arrogância na prática, podemos seguir o exemplo de Jesus!

Se professamos como crentes que o amamos, logo devemos andar como Ele andou é simples assim. Na verdade não podemos ser crentes somente de lábios, antes manifestar em nosso viver diário o exemplo que ele nos deixou!

Uma Vida Melhor no Dia a Dia

Então, na correria do dia a dia, que possamos reconhecer quando a arrogância quiser dar as caras e escolher ser humilde. Creio que o reconhecer isso é nosso primeiro passo, e já é também uma vitória e mostra que estamos no caminho certo, já que para o arrogante “reconhecer” seria um passo para trilhar o caminho da libertação! Isso não é sinal de fraqueza, mas sim de sabedoria.

O segundo passo nessa direção é nos sujeitarmos a Deus e sua palavra, assumindo o caminhar diário o exemplo de Jesus.

Então assim, poderemos almejar viver uma vida mais plena, estabelecendo uma conexão mais profunda com Deus e fortalecendo nossos laços com as pessoas ao nosso redor. Que, em cada passo dessa jornada, possamos refletir a humildade que brota do reconhecimento, da sabedoria e do exemplo transformador de Jesus.

Deus nos abençoe a todos

Pr. Nadir E. Heinrich

 

Talvez você queira ler também:

Obediência Radical

Como lidar com as ofensas entre os irmãos?

 

Obrigado por ler este post, não se esqueça de se inscrever. Use o formulário abaixo!

Add a Comment