Quero Anunciar!Fale conosco pelo WhatsApp!

O Engano Sutil: Como o Diabo mudou sua Estratégia Contra as Igrejas!

Tendo Jesus se assentado no monte das Oliveiras, os discípulos chegaram até Ele em particular e lhe pediram: “Dize-nos quando ocorrerão estas coisas? E qual será o sinal da tua vinda e do final dos tempos?” Então Jesus lhes disse: “Cuidado, que ninguém vos engane”.    Mt 24:4 

 Olá todos, eu não sei vocês, mas nestes últimos anos eu venho com um encargo em meu coração sobre um assunto que afeta não apenas a nossa fé, mas a integridade da igreja como um todo.  

 Analise comigo os que são convertidos a mais tempo, como o diabo atacava a igreja e o evangelho a tempos a atras e como ele tem feito esse ataque hoje. O inimigo de nossas almas, Satanás, empregava táticas mais visíveis e agressivas para destruir as igrejas. Ele usava perseguições, levantava governantes contra os cristãos e seus intentos era destruir fisicamente os locais de adoração. Claro ele ainda faz isso, mas quero que você pense o seguinte, hoje em dia como um estrategista astuto que é, ele mudou sua abordagem, está mais evidente como ele está usando o engano, o que comprova os dizeres de Jesus: Acautelai-vos, que ninguém vos engane. Mt 24:4 

 Mas como os enganos têm sido usados pelo diabo? Nós precisamos estar sempre a atentos ao que está acontecendo no mundo, precisamos de discernimento espiritual para não sermos enganados. O diabo está atuando no sentido de desconstruir a igreja e o evangelho, ele procura corromper sua essência, minar sua autoridade e desviar sua mensagem. Uma das maneiras mais insidiosas que ele adotou é falsificar o evangelho e obscurecer a verdadeira imagem de Cristo. 

Essa estratégia não é nada nova, mas tem sido a mais usada em nossos dias como foi no início da igreja, quando ele através do gnosticismo tentou fazer a mesma coisa, ao longo da história ele foi apenas mudando suas táticas em como fazer isso, mas seu intento é sempre o mesmo!

Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com sua astúcia, também a mente de vocês possa ser de alguma forma corrompida e afastada da sua sincera e pura devoção a Cristo. Pois, se alguém vai e lhes prega outro Jesus que não seja o Jesus que lhes pregamos, ou se vocês recebem um espírito diferente do que receberam, ou um evangelho diferente do que acolheram, vocês o suportam com facilidade.” 2 Co 11:1-4

Essa estratégia não é nada nova, ela vem desde o Edem, e no início da igreja como advertiu o apostolo Paulo, porém tem sido a mais usada em nossos dias, ao longo da história ele foi apenas mudando suas táticas em como fazer isso, mas seu intento é sempre o mesmo! 

No Brasil, infelizmente, estamos testemunhando uma tendência preocupante que nos leva em outra direção. Embora as igrejas estejam florescendo em número, muitas delas estão adotando uma abordagem diluída do Evangelho, cedendo às pressões da cultura secular e comprometendo a integridade da mensagem cristã.

O diabo não precisa mais atacar abertamente as igrejas no Brasil; ele está operando de forma mais sutil, minando sua eficácia espiritual através da distorção da verdade e da introdução de ensinamentos que se alinham mais com os valores mundanos do que com os princípios bíblicos. Ele quer manter as pessoas dentro das igrejas, mas longe da verdade libertadora do Evangelho genuíno. 

O que presenciamos nos dias atuais não são somente igrejas sendo fechadas por governos hostis, mas sim uma multiplicação delas, embora muitas estejam apresentando uma mensagem diluída e frequentemente distorcida. O diabo não se opõe mais à existência física das igrejas, mas à sua eficácia espiritual. De fato, ele alcançou um feito sem precedentes, fechando milhares de igrejas na Europa e nos Estados Unidos, não por meio da força bruta ou da perseguição direta, mas sim pela sutil diluição do Evangelho e pela introdução de um humanismo que obscurece a verdadeira mensagem de Cristo. 

Vemos um aumento na popularidade de ensinamentos que promovem a teologia da prosperidade em detrimento do sacrifício e da renúncia exigidos pelo verdadeiro Evangelho. Além disso, a crescente influência do relativismo moral e da cultura do “faça o que quiser” está se infiltrando nas igrejas, comprometendo sua mensagem de santidade e retidão. O diabo está semeando a semente da complacência e da mundanidade, levando as pessoas a se contentarem com uma forma de piedade que nega seu poder transformador e libertador. 

Além disso, o diabo tem se empenhado em mitificar a figura de Jesus. Ele tenta transformar nosso Salvador, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, em um mero guru moralista ou em um ícone de ideologias seculares. Ele quer que enxerguemos Jesus como um mero símbolo de bondade e tolerância, esvaziando assim o significado de sua morte e ressurreição. 

É imperativo que a igreja no Brasil esteja atenta a esses perigos e permaneça fiel à verdade inalterável da Palavra de Deus. Devemos resistir à pressão de conformar-nos com os padrões do mundo e, em vez disso, buscar uma santidade radical que nos distingue como luz em meio às trevas. Somente através de um retorno à centralidade de Cristo e à autoridade das Escrituras podemos resistir aos ataques do inimigo e manter a integridade da igreja como testemunha do verdadeiro Evangelho no Brasil. 

 Que possamos estar vigilantes e comprometidos com a verdade, rejeitando toda forma de comprometimento e permanecendo firmes na fé, mesmo diante das adversidades. Que o Espírito Santo nos capacite a permanecer fiéis ao chamado de proclamar o Evangelho genuíno em um mundo cada vez mais necessitado da verdade libertadora de Cristo. 

Em Cristo

Pr. Nadir E. Heinrich

Obrigado por ler este post, não se esqueça de se inscrever. Use o formulário abaixo!