Quero Anunciar!Fale conosco pelo WhatsApp!

Se o teu coração te condenar…

Se o teu coração te condenar… Saiba que há uma solução em Cristo!

Hoje lendo o livro de 1ª João, me chamou muito a atenção este versículo:

Cap. 3:19 E nisto conheceremos que somos da verdade, bem como, perante ele, tranquilizaremos o nosso coração; pois, se o nosso coração nos acusar, certamente, Deus é maior do que o nosso coração e conhece todas as coisas. Amados, se o coração não nos acusar, temos confiança diante de Deus;

Lembrei-me de uma conversa que tive com um irmão um tempo atrás, ele estava tremendamente condenado porque havia cometido um determinado pecado, e agora a culpa o estava consumindo. Eu lhe pergunte se já havia confessado seu pecado de coração e com sinceridade, a resposta foi sim! Depois de muito orar e aconselhar a este irmão, ele se sentiu aliviado, ele me disse: “Me sinto triste pelo que fiz, mas meu coração agora esta em paz”!

Amados, como erramos por não termos o conhecimento de Deus e Sua palavra Mat. 22:19 …Errais, não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus.

Se o teu coração te condenar...A culpa no coração (ou consciência) é algo de certo modo positivo, é positivo porque é sinal que ainda guardamos o temor do Senhor no coração. Devemos sim nos preocupar quando erramos e não sentimos nada, ai sim nosso estado é de perigo.
Por outro lado, não podemos viver com o coração condenado, esse é o lado negativo.

Não são poucos os irmãos que vivem assim, não conseguem a paz no coração que vem de Deus, e foi aqui que esse versículo de João me chamou a atenção, já vou explicar.

Quem nos acusa é o diabo!

A bíblia diz que o diabo é quem nos acusa: Ap. 12:10Então, ouvi grande voz do céu, proclamando: Agora, veio a salvação, o poder, o reino do nosso Deus e a autoridade do seu Cristo, pois foi expulso o acusador de nossos irmãos, o mesmo que os acusa de dia e de noite, diante do nosso Deus.

Porém o texto de 1 Jo diz que também o nosso coração nos acusa …pois, se o nosso coração nos acusar… outra passagem que confirma isso é: Jo 8:9 Mas, ouvindo eles esta resposta e acusados pela própria consciência, foram-se retirando um por um, a começar pelos mais velhos até aos últimos, ficando só Jesus e a mulher no meio onde estava. logo, temos que entender isso para não confundir as coisas.

Tanto o diabo como o nosso coração (ou consciência) nos acusam, porém a bíblia mostra a solução para esse problema, vamos entender essa dinâmica tanto de acusação e de culpa que sentimos.

Quando pecamos logo nos sentimos condenados, isso porque o diabo nos acusa diante de Deus, é como se o diabo dissesse para Deus o seguinte: “ Não, você não esta sendo justo em abençoar fulano pois veja aqui o pecado dele.” É diante desta acusação que temos nossa vida de oração prejudicada, não temos força de orar e pedir com confiança diante D’ele como diz o texto Amados, se o coração não nos acusar, temos confiança diante de Deus; e aquilo que pedimos dele recebemos, porque guardamos os seus mandamentos e fazemos diante dele o que lhe é agradável.

Se o teu coração te condenar… Calma há uma saída!

Temos uma única saída para isso, confessar: 1ª Jo 1:9 Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça.
O que acontece é que muitos de nós confessamos nosso pecado, mas seguimos ou sendo enganados pelo coração que nos segue acusando (culpa), ou pelo diabo que segue nos condenando (condenação).

Ora irmãos nós recebemos todas as coisa pela Fé na Palavra de Deus e não pelo que sentimos! Nossa vida deve ser guiada pela fé na palavra de Deus. Lembre-se o nosso coração é enganoso Jr 17:9 e o diabo enganador 1 Tm. 4:1 e mentiroso Jo 8:44.

Jesus é nosso advogado que nos justifica, perdoa e purifica de todo o pecado Rom 5:1-3!
Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo; por intermédio de quem obtivemos igualmente acesso, pela fé, a esta graça na qual estamos firmes; e gloriamo-nos na esperança da glória de Deus.

Não aceite condenação do diabo

Amado, se o teu coração te condenar… mas você se arrependeu de seu pecado confessou com sinceridade diante de Deus, não aceite condenação do diabo e não continue se culpando, creia que Cristo te perdoa e purifica. Não sofra desnecessariamente, Continuar se culpando pelo erro ou é um engano do coração ou então falta de humildade em aceitar que somos pecadores.

Se o teu coração te condenar… Creia de coração no que Deus diz e não no que seu coração ou consciência esta dizendo. Receba humildemente a Paz do senhor em seu coração e o louve por sua graça. Nenhum pecado é grave demais que Deus não possa perdoar. Repreenda a voz acusatória do diabo e diga ao si mesmo que pela Fé você foi perdoado e viva em Paz.

Quero terminar com uma palavra do Apostolo Paulo :

1 Coríntios 4:3,4
Todavia, a mim mui pouco se me dá de ser julgado por vós, ou por algum juízo humano; nem eu tampouco a mim mesmo me julgo. Porque em nada me sinto culpado; mas nem por isso me considero justificado, pois quem me julga é o Senhor.

Não se condene e nem se justifique, faça como o apostolo, confie em Deus!

Se essa palavra te abençoou, deixe seu comentário isso é muito bom para eu seguir animado em compartilhar de meus devocionais aqui.

Um grande abraço a todos

 

Leia também:

Onde está o teu tesouro?
O que é Pecado para morte

Obrigado por ler este post, não se esqueça de se inscrever. Use o formulário abaixo!

Add a Comment